Dia "D" da vacinação contra o sarampo é realizado em Floriano

02/12/2019 09h46

Da redação do FlorianoNews [email protected]


Aconteceu no último sábado (30), em todo o Brasil, o Dia D da vacinação tríplice viral que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. O público alvo eram jovens adultos entre 20 e 29 anos, maioria entre os casos de sarampo, segundo o Ministério da Saúde.

Em Floriano, agentes de postos de saúde que atendem bairros como Sambaíba, Alto da Cruz, Riacho Fundo, Juá e Vila Leão, afirmam que cerca de 80% da meta foi atingida nessa região. Isso demonstra a conscientização da população em relação ao início da campanha, quando a procura pela vacinação foi extremamente baixa. 

Em outubro ocorreu a primeira etapa dessa campanha e foram atingidas crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Para 2020 estão previstas mais três etapas da vacinação e inclusão das faixas etárias que não foram contempladas este ano.

O sarampo é uma doença infecciosa grave que pode resultar em pneumonia e morte. Sua transmissão ocorre através de espirros, tosses, e seus principais sintomas são febre e aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Não há um tratamento próprio para a doença e a única forma de evitá-la é com a vacinação.

A rubéola tem sintomas similares aos do sarampo e entre a população com surdez é classificada como uma das principais causas dessa deficiência.

Crianças no período escolar e adolescentes são os alvos mais comuns da caxumba, porém ela também pode afetar adultos em qualquer faixa etária. Sua evolução é benigna, mas em alguns casos pode apresentar complicações, resultar em internações e até mesmo em morte.

Para a população entre as faixas etárias já convocadas pela campanha, mas que ainda não procurou os postos de vacinação, deve buscar maiores informações com os agentes de saúde do posto mais próximo.

Confira as últimas notícias sobre Floriano: florianonews.com/floriano
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews